COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO FAZ BEM! DESENVOLVA SUA EMPATIA

Podemos entender empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro e procurar compreender suas dificuldades e sentir suas emoções. Lembrando que desde o nosso nascimento dependemos de outras pessoas e que esta convivência social vai se estender por toda a vida, é possível começar a entender a importância da empatia em nosso bem-estar físico, mental e espiritual.
Pessoas empáticas são consideradas mais agradáveis e por onde passam são bem quistas e tratadas. O ambiente onde estão pessoas estão é mais leve e harmonioso. Quem é empático sabe lidar melhor com as críticas, se comunica sem agredir e desenvolve bons relacionamentos. De certa forma muitos de vocês vão concordar comigo, então porque não desenvolver a empatia e ser mais feliz. 
Infelizmente não se pode esquecer que muitas pessoas carregam consigo erroneamente, lembranças sobre comportamentos inadequados de pessoas e até mesmo familiares que causam sofrimento emocional e dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis. Neste ponto temos vários exemplos de pessoas que sofreram com as atitudes e até mesmo palavras de seus pais e atualmente, mesmo que muitos anos tenha se passado, sentem e pensam que não podem ser amados ou valorizados, haja vista que seus próprios pais que teoricamente deveriam tê-los amados não o fizeram. Há pessoas que se envolveram amorosamente com outras e em várias oportunidades sofreram traições e desilusões e agora não mais acreditam que podem se relacionar de forma saudável com alguém, criando uma barreira para seus relacionamentos.
Independentemente de suas experiências negativas, desenvolver a empatia vai ajudá-lo a viver uma vida mais saudável e equilibrada. Você precisa de outras pessoas para nascer e precisará também após sua morte. O homem é um ser de relações e por mais que você não queira ou se negue a aceitar isso, olhe para o lado e veja quantas pessoas estão à sua volta e o quanto essas pessoas podem ser positivas em seu desenvolvimento. Vale a pena procurar desenvolver sua empatia e buscar qualidade emocional em sua vida.
Antes de criticar alguém, coloque-se em seu lugar, procure entender o ela está sentindo, passando ou já passou na vida. Muitas pessoas são agressivas pois sempre foram tratadas desta maneira, não aprenderam outra forma de se relacionar e por serem frágeis e vulneráveis, utilizam-se da agressividade para se defender. Procure considerar que sempre por trás de um comportamento inadequado há um motivo que você não conhece.
Aprenda a ouvir as pessoas. Ouça o que a pessoa está te falando e demonstre interesse. Olhe em seus olhos e não no ambiente à sua volta. Fale menos e ouça mais.
Evite julgamentos. Quando uma pessoa se comporta de forma que você reprova, não o julgue. Todos cometem erros e todos possuem defeitos e qualidades. Ficar colocando sua opinião, conceitos e valores não vai ajudar em nada suas relações. Ouvir com julgamento é ouvir com suas emoções, portanto é não ser empático.
Desperte o desejo de ajudar as pessoas à sua volta. Isto é um treinamento diário. Observe as dificuldades das pessoas que convivem com você e demonstre interesse em ajuda-las. Pergunte o que estão precisando e em que pode ser útil.
Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Procure em tudo o que fizer se preocupar com o bem-estar das pessoas. O que você deseja para você, realize e proporcione para as pessoas.
A empatia é treinada dia após dia! Não desista e mesmo que seja difícil no início, verá que com o passar do tempo será mais fácil e natural. Desenvolva sua empatia e seja mais feliz!



Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo / Palestrante
(11) 98433-1067

Comentários

Postagens mais visitadas