AUTOESTIMA E EMPATIA DESENVOLVA E SEJA MAIS FELIZ!

Entender o que significa autoestima e empatia pode não ser tão simples quando tentamos aplicá-los ao cotidiano de nossas vidas. Se lançarmos uma pergunta sobre se você considera sua autoestima adequada, provavelmente a resposta será afirmativa, raras algumas exceções. Se te perguntar sobre empatia, poucos vão responder que não se importam com as outras pessoas.
Mas afinal o que significa esses dois conceitos e o qual a importância disso para a minha vida?
Autoestima é a percepção que temos de nós mesmos. Os pensamentos que temos ao nosso próprio respeito, nosso autoconceito. Podemos entender que é o quanto eu me estimo, me respeito, me valorizo ou me amo. Sabendo disto, volto a perguntar, sua autoestima está adequada? Você cuida de sua saúde como se deve, cuida de sua alimentação, faz atividades físicas, procura se divertir, cuida de sua espiritualidade, dorme bem e acorda disposto? Se a resposta for sim, muito bem, acredito que você possa estar com a autoestima adequada. Mas se não tem se preocupado com estas questões e até pode ter algum vício, como forma de amenizar dores ou relaxar, talvez meu amigo, sua autoestima precise ser cuidada.
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender seus sentimentos e sua visão da realidade. Agora talvez seja mais fácil responder se me preocupo com as pessoas e realmente estou interessado com seus pontos de vista e suas dificuldades.
Quando pergunta se a pessoa está bem, você realmente está querendo saber de seus problemas? Dificilmente as pessoas dizem que não estão bem, mas e se responderem que não estão, o que você faz? Se você se coloca no lugar e se preocupa com uma forma de ajudar esta pessoa, provavelmente você é uma pessoa empática, mas se vira as costas e não sabe o que ela respondeu, até diz que não é da sua conta, ou que não pode fazer nada, é bom que comece a treinar sua empatia. Quando alguém discorda de você, com um ponto de vista diferente ou contrário, qual é sua reação? Se você aproveita esta discordância como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, abre sua mente para novas perspectivas, você é uma pessoa empática, mas se fica irritado e não aceita opiniões, cuidado para não adoecer, comece a cuidar de sua empatia.
Mas enfim, qual a importância da autoestima e da empatia para minha vida?
Meu amigo e minha amiga, observe que ao melhorar sua autoestima, você será uma pessoa mais realizada em todas as esferas de sua vida. Acreditará mais em você, não se abalará emocionalmente, não ficará preso a experiências negativas do passado, cuidará de sua saúde física, mental e espiritual e estará mais preparado para alcançar seus sonhos e objetivos. Seu dia será um milagre de oportunidade e uma comemoração pela vida. Não perderá tempo com conflitos desnecessários ou conversas improdutivas. As pessoas serão parceiras de vida e de aprendizado. Não adversários ou oponentes, como em uma competição. E aqui entra a empatia, afinal de contas nascemos em sociedade e dependemos um do outro. Ao começar a ver as pessoas com mais proximidade, entenderemos que as diferenças existem para nos ensinar e construir. Assim, você não mais terá oponentes e adversários ao seu redor, mas pessoas que podem te ajudar e muitas vezes precisam de sua ajuda e compreensão.
Desenvolver a autoestima e a empatia podem promover uma leveza em seu viver como nunca antes experimentado. Você vai experienciar alegria e aprendizado em suas relações. Poderá encontrar felicidade em momentos que outrora eram de conflitos e irritação. Passará a aproveitar melhor cada dia e as oportunidades serão únicas e não mais desperdiçadas.

Passe a aproveitar e a viver cada dia como o presente que de fato ele o é. Um presente dado a você para se amar e amar ao seu próximo. Desenvolva sua autoestima e sua empatia. Seja mais feliz!

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo e Palestrante
(11) 98433-1067

Comentários

Postagens mais visitadas