Os Afetos na Aprendizagem
Uma das necessidades básicas do
ser humano é ser amado. Os sujeitos querem ser reconhecidos uns pelos outros.
Reconhecer o outro, valorizar suas iniciativas e conhecimentos contribuirá no
processo de ensino e de aprendizagem. Porém, pode ser observado que, não
podemos afirmar se por negligência ou falha na formação, os professores
preocupam-se com seus conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas e
esquecem-se da importância da afetividade. Proporcionar condições para que o
professor considere seus alunos em toda sua complexidade como pessoa,
despertará interesse, comprometimento e engajamento por parte de seus alunos.
Em uma sociedade na qual as
informações estão disponíveis a todos e a uma velocidade muito rápida, as
pessoas estão apressadas e dificultam a formação de vínculos por onde passam.
Contudo, possuímos necessidades básicas e necessidades de pertencimento,
amizade, amor, de estima, respeito, que podem ser exploradas pelos agentes da
educação. Proporcionar uma aprendizagem para a vida pode propiciar um
conhecimento duradouro e eficaz. O professor que de fato se preocupa com o
crescimento como pessoa de seus alunos, fará da aprendizagem um processo
prazeroso e inesquecível, e poderá contribuir para o desenvolvimento de homens
e mulheres melhores. Preparar os professores para que em seu trabalho sejam
levados em consideração, o conhecimento dos alunos, suas questões
afetivo-emocionais, suas habilidades e suas atitudes e valores, pode
proporcionar um melhor sistema educacional e de ensino.
Atualmente tem se discutido sobre
a perda da autoridade de professores em sala aula, sobre evasão escolar, sobre
conflitos e até mesmo crimes em sala de aula. Pesquisas demonstram que boa
parte dos professores são afastados por transtornos como a depressão, síndrome
de Burnout, ansiedade, síndrome do pânico. Sem considerar a questão poética
envolvida, o amor, a empatia, a atenção, a compreensão, o carinho, contribuem
para o melhor desenvolvimento das relações humanas. Assim, dotar nossos
professores desta afetividade, pode prevenir conflitos, crimes, evasão, doenças
e transtornos e ainda facilitar o ensino e a aprendizagem.
A falta de compreensão das
individualidades, de amor e de carinho, a falta de empatia, de respeito
constituem-se impedimentos da aprendizagem. Ratificar a importância das
relações afetivas na relação professor-aluno e possibilitar este conhecimento
durante a formação docente, trará contribuições para a compreensão do processo
ensino-aprendizagem e oferecerá possibilidades para tornar o caminho da educação,
mais suave.
Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067
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