Você Tem Lidado Bem Com as Suas Emoções?

Muitas pessoas chegam até mim falando de dificuldades em lidar com suas emoções. Outros falam que não conseguem controlar suas emoções. Há ainda aqueles que afirmam que até controlam suas emoções, mas tem dias que não conseguem e explodem. Porque temos tanta dificuldade em entender e conviver com nossas emoções?
Não fomos ensinados e educados a falar de nossas emoções. Geralmente, uma criança que fale para seus pais que está triste, isso se falar, talvez ouça: “bobagem menino, isso passa!”, “você não tem motivo para estar triste, tem de tudo!”. Se falar que está com raiva então, provavelmente as críticas e reprovações serão ainda maiores. Na escola aprendemos a ler, a escrever, a fazer cálculos, precisamos aprender sobre a aceleração de um veículo em uma determinada trajetória, sobre os elementos químicos e suas combinações, sobre os estados físicos da matéria, mas não aprendemos sobre nossas emoções!
E agora? Como lidar com aquilo que eu não conheço direito e não aprendi nada a respeito!
Raiva, tristeza, alegria, frustração, ciúmes, ansiedade, medo, culpa e outras. Antes de continuarmos quero te perguntar se podemos dizer se há tristeza saudável, raiva ou ansiedade saudável? Pense um pouco...
Vamos imaginar que você receba uma notícia bem desagradável, como você se sentirá? Triste ou alegre? Acredito que triste. Alguém fala que vai te dar um presente... Provavelmente você vai se sentir ansioso. Diferente seria se diante da promessa de um presente você não manifestasse nenhuma emoção. O que chamamos de apatia (ausência de emoção). Posso concluir que há tristeza, raiva e ansiedade saudável. Tudo vai depender do grau desta emoção!
Se diante da notícia de que receberá um presente, você tiver dificuldade de concentrar-se em outras atividades, perder o sono, ter sudorese, taquicardia, agitação, suas pernas não pararem de se mexer, posso afirmar que sua ansiedade não é saudável. Ou ainda, diante daquela notícia bem desagradável, sua tristeza for tão intensa e duradoura, que te impeça de executar atividades corriqueiras da vida, te faça chorar o tempo todo e a qualquer momento, vou afirmar que esta tristeza não é saudável. 
Isso acontece com todas as outras emoções.
Mas o que é emoção? É uma experiência subjetiva associada às reações fisiológicas que ocorrem diante de determinado estímulo. São originadas em nossa alma, nossa psique e diretamente influenciadas por nossos pensamentos. Do latim, emoção significa “emovere”, e+movere. Sendo o e a variante de ex, significa fora e movere, movimento. Movimento de uma energia para fora. Sendo que quando está energia é muito intensa, pode ser colocada para fora de forma disfuncional, e quando não é colocada para fora, converte-se em doenças físicas, o que chamamos de somatização.
Podemos aprender lidar de forma saudável com nossas emoções. É possível estar triste, com raiva, alegre, ansioso ou até mesmo frustrado, com saúde. Tudo vai depender de seu equilíbrio emocional.
As experiências que tivemos em nossa vida desde nossa infância, formaram esquemas de funcionamento psíquico. São as crenças nucleares, que se encontram em nossa memória implícita. Não escolhemos nossas crenças. Mas podemos procurar identificar pensamentos distorcidos que se originam desses esquemas, diante das situações de nossa vida e elevam o nível de nossas emoções, causando desequilíbrio. Feito isso, questione-os e veja o quanto são verdadeiros.
Na vida, você passará por muitas situações difíceis e ruins, mas é possível estar triste ou com raiva, frustrado ou culpado, ansioso ou desmotivado, com medo ou ciúme e com saúde emocional. Suas emoções, sejam qualquer for, ocorrem para que você diante dos eventos da vida, reaja da maneira mais adequada.
Emocione-se! Sinta! Seja... feliz!

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067



Comentários

Postagens mais visitadas