Ser Feliz... ou ter Razão?

Você prefere ser feliz ou ter razão?
Será que é possível ser feliz e ter razão ao mesmo tempo? Acredito que sim, porém na maior parte das vezes o que acontece é que buscamos com tanto afinco ter razão nas mais variadas questões, que perdemos a chance de ser feliz. Abrimos mão da felicidade para impor “nossa verdade”. A qualquer custo, que seja tristeza, amargura, angústia, queremos ter razão. Algumas pessoas querem ter razão em tudo! E você, quer ser feliz ou ter razão?
Naturalmente gostamos de competições e inconscientemente vivemos competindo em todo o tempo e por tudo. No trânsito, uma “fechada” pode significar uma grande afronta e ser motivo para grande conflito. Às vezes estamos dirigindo lentamente, mas se alguém passar acelerando ao nosso lado, perdemos nossa paz e a competição começa. Pessoas calmas, pacatas, transformam-se ao volante. Seu veículo é usado como uma armadura! Você já acelerou seu carro quando viu um pedestre atravessando a rua? Se não, talvez já tenha visto isso acontecer. Ou então, na condição de pedestre, ao atravessar a rua, alguém acelerar e buzinar seu veículo em sua direção. E com o trânsito parado? Em congestionamento, sempre tem aquelas pessoas que procuram um pequeno espaço para se enfiarem. Se você é essa pessoa, ficará satisfeita com a oportunidade encontrada de ficar um ou dois carros na frente. Mas se você está atrás, ficará injuriada, com aquele que assim se comporta. Já parou para identificar seus pensamentos nestes momentos? Quais são as emoções? Raiva, revolta, tristeza...
Se estivermos em uma fila e alguém passar na frente, “furar a fila”, podemos ficar injuriados, revoltados, irados e chegar ao ponto de questionar, discutir, agredir! Talvez uma pessoa que passe em sua frente fará com que você espere dois, três, cinco minutos a mais. Pouco tempo não? Você pode responder-me que não é pelo tempo e sim porque não é certo, não é justo. Mas, vale a pena discutir com essa pessoa? Ficar com tanta raiva a ponto desta situação estragar seu dia? Descontar no marido, na esposa, nos filhos, porque você foi “injustiçado” em uma fila? Você quer ser feliz ou ter razão?
Falamos sobre o trânsito e a fila, mas isso acontece em todas as nossas relações! Nas amizades, na família, no trabalho, no casamento. Discussões sem fim para decidir quem tem razão! Grande é a necessidade em ter razão em tudo, querer dar a última palavra em uma simples discussão, sempre buscar uma vantagem em tudo que faz.
Nem sempre vale a pena ter razão! Além do mais, onde sua razão o levará? Muitas vezes, a conflitos sem fim. Término de relacionamentos, fim de amizades e casamentos, brigas com familiares. Irmãos que não se falam a anos! Filhos que não falam com pais, porque acreditaram que tinham “razão”! Agressões verbais e às vezes até mesmo físicas com pessoas que você não conhece e sequer imagina o que elas estão passando! Nos noticiários diariamente, ouvimos sobre mortes após brigas no trânsito. E sempre vem o depoimento de algum familiar: “era um amor de pessoa!”, “estava indo ao trabalho!”, “não fazia mal para uma mosca!”, “como nossa sociedade está horrível!”. Talvez essa pessoa era tudo isso mesmo, mas preferiu ter razão a ser feliz e encontrou outro que também quis ter razão a qualquer custo! Um minuto que perder no trânsito ou em uma fila pode significar ganho de tempo em sua vida com saúde emocional, paz, harmonia e amor ao próximo.
Não importa o quanto queira debater, opte por ser feliz! Como criança, sorria mais, brinque mais, não leve a vida tão a sério! Sorrir faz bem! Um sorriso, uma gentileza pode ser a melhor arma. Diante de situações que julga injustas, seja humilde, perdoe, releve, procure não se preocupar tanto em ter razão! Procure não agir impulsionado por suas emoções, questione seus pensamentos, respire fundo, acalme-se e seja mais feliz! Da próxima vez em que puder optar... escolha ser feliz!

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente

(11) 98433-1067

Comentários

Postagens mais visitadas