DROGAS: COMO PREVENIR O USO?

O consumo abusivo de substâncias psicoativas tem se tornado um problema de saúde pública e atingido muitas famílias em todas as esferas sociais. Esta “praga” tem causado de forma pandêmica, a destruição de muitas vidas, sonhos e famílias. Tudo estava bem, ou aparentemente bem, até que ocorre a descoberta de que alguém na família está consumindo drogas...
Como você pode prevenir que esta notícia chegue em sua casa? Como prevenir o uso de drogas?
Prevenção quer dizer, “preparar; chegar antes de; evitar; impedir que algo aconteça”. Apesar de ser uma questão mais ampla e complexa do que este texto possa sugerir e abarcar, vamos lembrar que o início da formação de cada um de nós se inicia na família, de modo que grande é a responsabilidade deste grupo na proteção de seus filhos. É na família que se inicia o desenvolvimento de competências intelectuais, sociais, afetivas, espirituais, políticas do indivíduo. Prevenir não se trata de eliminar a possibilidade ou os riscos do uso de drogas, haja vista que a oferta deste mal está praticamente em cada esquina. Cabe à família, promover condições para que seus filhos possam fazer escolhas acertadas e saudáveis, diante de oportunidades maléficas.
Desde os primórdios da humanidade o homem passa por crises e dificuldades. A vida é composta por momentos bons e ruins, de alegrias e de tristezas, e essa oscilação faz parte do desenvolvimento saudável, porém o ser humano, busca elementos que possam aliviar suas dores e proporcionar prazer. É possível você preparar seus filhos e familiares para enfrentar estes momentos adversos sem o auxílio de nenhum tipo de substância.     
Dentro da família, há fatores que são chamados de risco, pois podem facilitar o uso de drogas. Em contrapartida, há fatores, chamados de proteção, pois evitam e previnem o consumo de substâncias psicoativas. São atitudes aparentemente simples, mas que podem proteger ou colocar em risco os membros de sua família. Você pode protege-los ou deixá-los em risco!
Os Fatores Familiares de Risco são: pais que constantemente estão em conflitos e agressões verbais ou às vezes físicas; permissividade, ou seja, seu filho pode fazer tudo o que quiser, você acredita que deve ser “bonzinho”; falta de limites e regras; pais excessivamente autoritários e exigentes; ausência de diálogo; pais ausentes, mesmo estando presentes em casa, não são presentes na vida dos filhos; pais que consomem algum tipo de substância, bebida alcoólica ou cigarro.
Os Fatores Familiares de Proteção são: Estabelecimento de limites e regras; pais que acompanham as atividades dos filhos; diálogo constante; contatos afetivos; respeito e amizade; estabelecimento claro da hierarquia familiar; atividades em conjunto; pais que ensinam o valor de cada conquista; desenvolvimento da espiritualidade.
A decisão pelo uso de drogas pode ser tomada por muitos fatores, mas cabe a você proteger os seus e impedir que este mal entre em sua casa. Identifique os Fatores de Risco e minimize-os o quanto puder, se possível, elimine estes fatores. Identifique os Fatores de Proteção e fortaleça-os, pratique e desenvolva estas atitudes e comportamentos e assim estabelecerá proteção para seus filhos e membros de sua família.

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Professor/Palestrante

(11) 98433-1067 

Comentários

Postagens mais visitadas