QUEM É VOCÊ? SETE PASSOS PARA ELEVAR SUA AUTOESTIMA

A percepção que a pessoa tem de si mesma exerce grande influência em todas as esferas de sua vida. Gostaria de te convidar para refletir sobre “Quem é você?”. Quais são os pensamentos que tem sobre você mesmo? Há crenças negativas que influenciam suas emoções e podem promover comportamentos inadequados. Independentemente do que as pessoas pensam sobre você, o mais importante e determinante são os pensamentos que você tem, sobre você mesmo. Portanto, volto a te perguntar: Quem é você?
Sua resposta será influenciada pelo grau de sua autoestima, ou seja, alta ou baixa. E o que é autoestima? É a percepção que a pessoa tem de si mesma. Podemos entender como o valor que você dá a si mesmo. É um conceito usado para denominar a autopercepção e a autoavaliação.
Sua autoestima será como uma base para seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Dependendo de como você se sente sobre si mesmo, suas relações familiares, de amizade, seu trabalho, seus estudos, o alcance de seus objetivos e busca de seus sonhos será afetado positiva ou negativamente. As pessoas que possuem uma autoestima alta, estarão mais preparadas e serão mais capazes para superar os obstáculos e dificuldades que possam surgir. Em contrapartida, quem está com a autoestima baixa, não se permitirá conquistar, viverá a se limitar e fracassará com mais facilidade.
Vamos lá, siga e pratique estes sete passos para elevar sua autoestima e comece a alcançar tudo de bom que a vida tem preparado para você.
Deixe o passado para trás:  Suas experiências no decorrer da vida podem não ter sido fáceis. Dificuldades financeiras, conflitos familiares, perdas, doenças ou acidentes podem ter feito parte de sua história. Todavia, não permita que estas experiências interfiram negativamente no seu presente. Liberte-se do passado e deixe tudo isso para trás.
Valorize suas conquistas: Com certeza você tem conquistas e sucessos para serem reconhecidos por você. Quando olhar para trás, veja o quanto você é um vencedor por estar aqui agora. Sua vida é uma dádiva. Acordar pela manhã é uma conquista. Você está respirando e possui as capacidades necessárias para alcançar suas metas. Não diga que não tem do que se orgulhar, pois, se olhar atentamente verá que há muitos motivos para se alegrar.
Acredite em você: Este passo requer que você confie em você mesmo. Se não acreditar em você, as pessoas não acreditarão. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias e maravilhosas, acredite nisso.
Foque no lado positivo de tudo: Nossa atenção é seletiva e à medida que você se concentrar no aspecto positivo de tudo o que acontece, sua mente será treinada a selecionar o lado bom em tudo. Mesmo nas situações difíceis ou adversas, você conseguirá ver e absorver o que é positivo e conseguirá passar por cima das dificuldades e obstáculos.
Faça faxina mental: Sempre que for necessário e você identificar pensamentos disfuncionais como “não posso”, “não consigo”, “isso não é para mim”, “sou incapaz”, “não tenho valor”, “sou um fraco”, “sou um fracassado”, faça uma faxina mental e questione esses pensamentos. Questione no sentido de observar e perceber que estes pensamentos não são reais.
Não se compare com os outros: Deixe de se comparar com outras pessoas. Cada um tem sua história e teve suas oportunidades. Cada pessoa possui suas características e individualidades, portanto, olhe para você mesmo e lembre-se que você tem tudo o que precisa para ser vencedor em que deseja.
Preocupe-se em ser cada dia melhor: Em tudo o que fizer, a cada dia, faça o seu melhor. Se algo vier às suas mãos para ser feito, faça da melhor maneira possível. Tenha a preocupação em melhorar todos os dias. Seja qual for a atividade, desenvolva-a com todas as suas forças e se preocupe em ser melhor a cada dia.
Como disse, siga estes passos como um treinamento. Esteja atento diariamente a cada um destes passos a fim de elevar sua autoestima. Você continuará encontrando dificuldades e situações adversas em sua vida, mas passará por estas circunstâncias de forma emocionalmente equilibrada e disposto. Não esqueça que há dentro de si, o potencial e as capacidades para conquistas extraordinárias.  


Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo e Palestrante
(11) 98433-1067

Comentários

  1. De fato, somos únicos e ficarmos comparando com os outros é desperdiçar a pessoa ao qual Deus criou .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas