Eu Preciso Mudar! A Preparação/Determinação


Como temos dificuldade para mudar nossos comportamentos! A tendência a permanecer naquela condição, ou situação e continuar com o mesmo comportamento é muito forte. Há a necessidade de enfrentarmos mudanças, de nos reinventarmos, de sairmos de uma rotina, de abrirmos mão de nossos gostos ou desejos em prol de nosso próprio bem estar e felicidade. Quantas vezes você já ouviu de alguém: “você precisa mudar!”? Pois é, se precisa ou não, essa decisão é sua. Mas fica uma orientação, mudar é crescer, mudar é desenvolvimento, mudar é vencer!

 Você que decidiu pela mudança e já passou pela fase da pré-contemplação e da contemplação, atinge o terceiro estágio deste processo: A Preparação ou Determinação. De acordo Miller e Rollnick (2001), a decisão de dar os passos certos para parar aquele determinado comportamento ou iniciar um comportamento positivo é a marca registrada do estágio da Determinação. Lembre-se que agora, aquele que de fato está neste estágio, não mais pré-contempla sua situação como não sendo um problema ou simplesmente contempla a possibilidade da mudança, considerando informações e motivos para que ela ocorra. Você que quer mudar de fato, e está na fase da determinação, decidiu-se pela mudança.

Vale a pena ressaltar que, o processo de tomada de decisão continua durante todo o estágio da determinação/preparação. A ambivalência com relação à mudança ainda pode assombrar a mente de quem se propõe a mudar. Ou seja, pensamentos do tipo: “Quero mudar, mas...”, “Ainda não tenho certeza!”, “E se...”, “Vai ser muito difícil, então não sei ainda.” Cuidado! Não alimente estes pensamentos, pois eles vão fazer você voltar à fase da contemplação, da pré-contemplação e te manterão no velho comportamento.

Uma boa maneira de você analisar se está empenhado e preparado para a mudança é observar se você afirma que vai mudar para se convencer e convencer às pessoas que estão à sua volta, ou, se isso é mesmo um plano de vida. Miller e Rollnick (2001), afirmam que mudar comportamentos-problema requer ações sustentadas ao longo do tempo, o que parece ser melhor alcançado com um compromisso realista e sólido de mudar.

Outro passo importante do estágio da Preparação é antecipar, entender e se preparar para as barreiras que serão enfrentadas. Avalie quais serão estes obstáculos e armadilhas que encontrará ao longo do caminho. Examine cada detalhe e planeje como você fará para manter-se firme rumo ao seu objetivo. Crie um plano de ação!

O comprometimento forte, falar alto e afirmar que quer mudar, não garante a mudança. O entusiasmo pode mascarar a falta de aptidão e de habilidades. Meu amigo e amiga, você quer mudar, então faça por onde! O que você vai ter que fazer a partir de agora para que esta mudança aconteça em sua vida? O comprometimento sem habilidades e atividades de enfrentamento adequadas pode criar um plano de ação frágil. Novas habilidades devem ser aprendidas, novos hábitos, talvez novas amizades. Este é o estágio em que você deverá planejar tudo isso!

Olhe a vida e suas mudanças por vários ângulos! Aceite desafios! Ultrapasse seus limites! Mude...  



REFERÊNCIAS:

MILLER, W. R.; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Tradução: Andrea Caleffi e Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2001.



Marcos Messias da Silva Justiniano

Psicólogo/Palestrante/Docente

(11) 98433-1067




Comentários

Postagens mais visitadas