O Poder dos Pensamentos!

Na maior parte do tempo em nosso dia-a-dia, não nos damos conta de muitos de nossos pensamentos. Tomamos decisões importantes, fazemos escolhas, nos relacionamos e tudo o mais, com base em nossos pensamentos, mas não os percebemos. Em alguma situação específica, até racionalizamos demais, pensamos e repensamos sobre o que fazer. Mas, mesmo neste momento o poder de nossos pensamentos está presente e até nossa racionalização é comprometida ou influenciada.
Algumas pessoas vivem a correria do dia-a-dia e quando deitam em suas camas e colocam a cabeça no travesseiro... Lá vem eles! Perdem o sono e rolam de um lado para o outro na cama. Pensamentos e mais pensamentos! Sobre tudo o que passou, tudo o que aconteceu, sobre o que ainda vai acontecer, e sobre o que nunca aconteceu e nem vai acontecer! Pensamentos acelerados. Uma infinidade deles. Alguns, que você não contaria nem para seu melhor amigo! “Nossa... como posso pensar um negócio desse?”
Vem a ansiedade, o medo, o desespero, a raiva, a angústia, a mágoa e como consequência, os conflitos, as desistências, as paralisias, o insucesso, as agressões. E essas emoções dominando seu ser, reforçarão os pensamentos que as originaram, estes mais fortes, produzirão mais emoções e como em um “beco sem saída”, você estará escravizado pelo poder de seus pensamentos! Sem nos darmos conta, nossos pensamentos muitas vezes, determinam negativamente nossas ações e por vezes nos paralisam diante de algumas situações.
Talvez você tenha dificuldade em identificar pensamentos. Somos mais hábeis em falar e perceber o que sentimos. Percebemos com mais facilidade a tristeza, a raiva, a alegria, a ansiedade, a frustração, a angústia, enfim, as emoções. Mas e os pensamentos que as antecederam? Não sei se isso já aconteceu com você, mas muitas vezes estamos tristes, sabemos que estamos, mas não sabemos o motivo. Às vezes, diante de algumas situações podemos até mesmo nos perguntar, “nossa, isso não era motivo para eu ficar tão irritado!”, ou “não aconteceu nada de mais, porque fiquei tão incomodado?!”. Uma pessoa no trabalho, na escola, na família te irrita sem motivo nenhum aparente. O poder de seus pensamentos está por trás de tudo isso!
O poder de seus pensamentos pode te escravizar em emoções negativas e comportamentos inadequados, ou te alavancar para o desenvolvimento de toda sua potencialidade, de todas as suas capacidades e habilidades. Como fazer isso?
Há pensamentos que chamamos de disfuncionais, pois não possuem evidências de que aquilo pode ocorrer, ou é verdadeiro. “Não posso”, “isso não é para mim”, “não consigo”, “isso é muito difícil”, “nunca vou conseguir”, são exemplos de pensamentos que na maior parte das vezes não temos evidências de que eles são verdadeiros, mas eles estão em nossa mente e nos fazem sentir-se, tristes, desanimados, desmotivados, irritados, injustiçados, enfim, e desistimos ou nem tentamos diante de alguma situação. Há também aqueles que fazem previsões negativas para o futuro, sem nenhuma base concreta para isso, ou enxergam somente a faceta negativa das pessoas ou situações, ou acham que sabe o que os outros pensam, ou o que vai acontecer.
Comece a treinar a identificação desses pensamentos disfuncionais! Anote-os quando percebê-los. Questione se são realmente verdadeiros e se possuem evidências de que podem de fato ocorrer, ou estão ocorrendo somente em sua mente. Analise estes pensamentos, pense o pensamento! A partir deste momento, comece a validá-los! Verá que muitos não tinham validade, mas te incomodavam e traziam emoções negativas diante de várias situações. Não permita que seus pensamentos te dominem e te escravizem. Te convido a fazer o que chamo de faxina mental. Tire pensamentos sem validade de sua mente. Use o poder de seus pensamentos em prol do desenvolvimento de todo o seu potencial, de todas as suas capacidades e habilidades.
Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias!

Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo/Palestrante/Docente
(11) 98433-1067



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas